ISTO É FATO… NÃO FITA! OS “FORDS” SAEM, E OS “JOHNS” ENTRAM EM CENA

Por Paulo Telles

A Maioria dos fãs do western idolatram John Wayne (1907-1979), e por conta desta idolatria tão bem significativa para os amantes de cinema, certamente conhecem um de seus mais famosos trabalhos no gênero, Caminhos Ásperos (Hondo, 1953), dirigido por John Farrow (1904-1963), marido da atriz Maureen O’ Sullivan (1911-1998), a Jane dos clássicos filmes de Tarzan da Metro dos anos de 1930 estrelados por Johnny Weissmuller (1904-1984). Hondo foi lançado em 3D, sendo um dos primeiros filmes produzidos pela Batjac, a produtora de John Wayne.

Era para Glenn Ford viver o papel principal em CAMINHOS ÁSPEROS (Hondo, 1953), e dirigido por John Ford, Apesar dos sobrenomes, nunca foram parentes, e muito menos ficaram amigos. Os dois saíram de cena do projeto e entraram dois “Johns” para seus lugares: John Wayne e John Farrow, respectivamente ator e diretor.

Inicialmente, o projeto seria dirigido por John Ford (1895-1973) e estrelado por Glenn Ford (1916-2006) no papel de Hondo. Mas durante o primeiro encontro para traçar os planos para as filmagens, os dois Fords não se deram nada bem, e Glenn desistiu de fazer o filme. Quanto ao cineasta Ford, apenas dirigiu a segunda unidade ao lado de Cliff Lyons (1901-1974), seu diretor de Segunda Unidade. Não restou para o próprio dono da produtora, John Wayne, estrelar o filme e entregar a direção principal nas mãos do veterano (e um dos melhores profissionais na arte da direção, hoje infelizmente bastante esquecido) John Farrow. Enquanto os “Fords” saem, os “Johns” entram em cena, muito embora o diretor original a assumir o projeto seria também um homônimo John.

John Wayne em CAMINHOS ÁSPEROS, de John Farrow (1953)

Uma das não raras confusões de Hollywood que merecem estar em nossos destaques e registrado em nossos alfarrábios cinematográficos. Afinal, Isto é Fato… Não Fita!

Paulo Telles é crítico de cinema, escritor e radialista (DRT 21959-RJ) além de colunista e redator do blog Cine Retro Boavista.

https://cineretroboavista.blogspot.com/

Deixe um comentário