HOMENAGEM: ELIZABETH MONTGOMERY – NOSSA ETERNA FEITIÇEIRA

Por Adilson Carvalho

Definitivamente minha série favorita número um, A Feitiçeira é um dos grandes marcos da história das sitcoms americanas. Se estivesse viva, sua estrela Elizabeth Montgomery (1933-1995) completaria hoje 90 anos. Filha do ator Robert Montgomery (1904-1981), ela fez seu primeiro filme, The Court Martiall of Billy Mitchell, em 1955. aos 22 anos. Na TV fez séries como Caravana (Wagon Train)Alfred Hitchcock Apresenta (Alfred Hitchcock Presents), Os Intocáveis (The Untouchables) e Além da Imaginação (The Twilight Zone). Elizabeth retornou ao cinema no suspense O Mensageiro da Vingança (Johnny Cool, 1963). O filme era dirigido pelo produtor William Asher, com quem a atriz acabou se casando no final de 1963. Ainda em 1963 a atriz co-estrelou com Dean Martin a comédia Quem Anda Dormindo em Minha Cama? (Who’s Been Sleeping in My Bed?, 1963). Em 1964, ao lado de William Asher ficou com papel de uma feitiçeira casada com um mortal, metáfora das relações sociais e familiares da América sessentista. Sua personagem Cassandra Stephens, foi rebatizada de Samantha, tornando-se um ícone da TV na série 

À esquerda em Sra Sundance e à direita em Amos com Kirk Douglas, Pat Morita e Dorothy Maguire

A Feiticeira (Bewitched, 1964-1972). Durou oito anos e foi um sucesso, sendo exibida e reapresentada até hoje em diversos países do mundo. Foi um trabalho tão marcante na carreira da atriz que, após o fim do programa, não mais conseguiu se livrar da imagem de Samantha, a bruxinha boa que tinha uma família com poderes incomuns que atormentava sua relação com seu marido mortal. Além de Samantha, Elizabeth também interpretava Serena, a prima louca de Samantha, que volta e meia aparecia com sua guitarra na casa de Sam. Foram cinco prêmios Emmys e quatro indicações ao Globo de Ouro por seu papel em A Feitiçeira. Após o término da série, Elizabeth fez mais alguns filmes, entre eles como o impactante Um Caso of Estupro, e Sra Sundance (Continuação do clássico Butch Cassidy), ambos de 1974, The Legend of Lizzie Borden, no qual interpretou uma serial killer em 1975, e pelo qual foi indicada ao Emmy, sempre procurando se distanciar da imagem de perfeita criada por seu papel em A Feitiçeira. Seu talento era inegável, e a levou a contracenar com Kirk Douglas em Amos, em 1985, como uma enfermeira cruel e ardilosa. m 1995 Elizabeth Montgomery fez seu último telefilme, vivendo a jornalista criminal Edna Buchanan em Deadline for Murder: From the Files of Edna Buchanan (1995).

À esquerda com Gary Cooper e à direita com Charles Bronson

Em 1995, ela faleceu vítima de câncer no colo-retal, em casa, às 8:27 da manhã. Ela foi casada 4 vezes, em 1954 com Frederick Gallatin Gamman, em 1957 casou-se com o ator Gig Young, em 1963 casou-se com William Asher e em 1974 começou um relacionamento com o ator Robert Foxworth, com quem viria a se casar mais tarde. Teve 3 filhos, Robert, Bill e Rebecca, os três de seu casamento com William Asher. Foi Asher quem notou seu tique nervoso de torcer o nariz que foi adotado na série A Feitiçeira como seu toque mágico, e que toque mágico!! Me apaixonei por ela e sou grato por todo o humor, talento e graça que Elizaebth Montgomery trouxe a todos nós. Que descanse em paz.

Deixe um comentário