TV CULT | OS PIONEIROS – 50 ANOS

Por Adilson Carvalho

A história da família Ingalls foi muito mais do que uma mera série de TV. Nos turbulentos anos 70, marcados pelo crescimento da violência urbana e de uma falência moral em todos os setores da sociedade americana, abalada por escândalos políticos e de uma derrota humilhante na guerra do Vietnã, o seriado Os Pioneiros trazia frescor e esperança capaz de fortalecer os valores familiares. Baseado na história real de Laura Ingalls Wilder (1867-1957) sobre uma família de agricultores recém chegada à uma cidade pequena, se estabelecendo nas colinas próximas, tornou-se um marco graças ao talento de Michael Landon (1936-1991), o belo ator que durante décadas havia interpretado Little Joe em Bonanza (1959-1973), adquiriu os direitos dos livros de Laura Ingalls, atuando como produtor executivo, diretor, roteirista e ator, fazendo o papel de Charles Ingalls, o equilibrado e amoroso patriarca da família, que se tornou um dos maiores pais das telas.

Bastidores de Os Pioneiros

Foi o próprio Michael Landon quem disse “Uma vez cheguei em casa e vi minha filha de 12 anos lendo os livros de Laura Ingalls. Descobri então que minha esposa também estava devorando os livros, e que era a segunda vez que os lia. Pensei então em fazer dos livros um programa que pais e filhos pudessem compartilhar juntos“. O episódio piloto, adaptado do 3º livro, mostra a família Ingals migrando do Wiscosin para Kansas a cerca de 64,37 kilômetros de qualquer cidade. A série também tirou seu título do 4º livro se concentrando nos relatos de Laura, a narradora da história, quando se estabelecem em Minnesota, na cidade de Walnut Grove. A família de Laura (Melissa Gilbert) era composta pelos pais Caroline (Karen Grassle) e Charles (Michael Landon) e pelos irmãos Mary (Melissa Sue Anderson), Carrie (as gêmeas Sidney e Lindsay Greenbush) e Grace (as gêmeas Wendy e Brenda Turnbraugh) e, mais tarde os filhos adotivos Albert (Matthew Labyoteraux), James (Jason Bateman) e Cassandra (Melissa Francis). Contracenando com os Ingalls apareciam Nelson Oleson (Richard Bull) e Harriet Oleson (Katherine MacGregor), donos da mercearia local, que tinham dois filhos, os insuportáveis Willie Nelson (Jonathan Gilbert, irmão mais novo de Melissa) e Nellie (Allison Arngrim). Esta fazia o papel de antagonista para Laura, sempre pronta a fazer maldades. Ainda apareciam o bondoso Dr. Hiram Baker (Kevin Hagen), a professora Srta. Beadle (Charlotte Stewart), o vizinho Isaiah Edwards (Victor French), o reverendo Alden (Dabbs Greer), Adam Kendall (Linwood Boomer, que se casa com Mary Ingalls) e Almanzo Wilder (Dean Butler, que se casa com Laura).

Michael Landon dirigindo Melissa Sue Anderson

O tom da série era o da superação, e Michael Landon foi perfeito em extrair dos romances de Laura Ingalls essa essência, sem ser fiel a cada página mas mantendo o espírito pretendido. Não importava as adversidades, os Ingalls sempre se mantinham unidos, mesmo que enfrentando situações como a futura cegueira de Mary, a morte de um bebê, racismo e outras questões abordadas sempre como forma de trazer ao público uma chama de esperança em um mundo melhor. Michael Landon deixou o elenco da série na 8ª temporada, na tentativa de fazer da 9ª temporada um reinício centrada em Laura adulta, mas os índices de audiência determinaram o cancelamento pela NBC, embora esta tenha aprovado três longas especiais para conclusão de algumas histórias. Poucas séries conseguiram ser tão bem sucedidas por tanto tempo e se tornar importantes devido ao tom otimista impresso nos episódios, e que há 50 anos se mantem como uma das melhores séries de TV americanas, exibidas no Brasil. Foram 203 episódios, exibidos no Brasil inicialmente pelo SBT e Record, reprisados posteriormente pelo TCM, ainda exibidos pela Rede Brasil e pela plataforma Tv Clássicos. Você encontra as 5 primeiras temporadas em dvd pela distribuidora Linestore (no link abaixo)>

https://www.linestore.com.br/os-pioneiros-2-temporada-completa-digibook-5-discos-p47

TRIVIA;

#1. Depois que a MGM adquiriu o show da Paramount, a equipe destruiu cenários antigos que eram usados nas produções da MGM para abrir espaço para os novos cenários necessários para o show. Quando Michael Landon removeu o piso de um dos cenários antigos, ele descobriu a Estrada de Tijolos Amarelos de O Mágico de Oz (1939), que ainda estava intacta. Melissa Gilbert e as outras crianças ficaram extremamente empolgadas quando a reconheceram.

Victor French e Michael Landon

#2. Michael Landon tinha uma relação muito paternalista com as crianças da série. Melissa Gilbert havia perdido seu pai no início de produção da série, e ela considerava Michael seu pai dentro e fora da tela. De acordo com Karen Grassle, Michael Landon considerava Matthew Laborteaux, como seu verdadeiro filho também. O personagem Charles Ingalls ficou em quarto lugar na lista do TV Guide dos “50 maiores pais de todos os tempos da TV” (edição de 20 de junho de 2004). Na vida real Michael teve 6 filhos.

#3. Laura Ingalls (Melissa Gilbert) e Willie Olsen (Jonathan Gilbert) são irmãos adotivos na vida real. Assim como Laura e Willie eram inimigos na tela, Melissa e Jonathan também tinham um relacionamento problemático fora dela. Em sua autobiografia “Confessions of a Prairie Bitch“, Allison Arngrin conta uma história em que estava jantando na casa dos Gilbert e Melissa lhe disse: “Eu odeio meu irmão, você quer ficar com ele?” Ela disse isso ao alcance dos ouvidos de Jonathan, de propósito. Alguns anos após o término da série, quando o irmão de Melissa completou 18 anos, ele teria se mudado e perdido o contato com Melissa.

#4. Victor French (Isaiah Edwards) deixou o programa por dois anos, de 1977 a 1979, para aparecer em Carter Country (1977). French, amigo íntimo de Michael na vida real, retornou após o cancelamento de Carter Country (1977). Em 1984 abos voltaram a trabalhar juntos em O Homem Que Veio do Ceú (1984-1989).

#5. A dublagem brasileira trazia: Silvio Navas / Marco Robeiro (Michael Landon), Mara Di Carlo / Isabel Lira (Karen Grassle), Carmem Sheila / Luisa Palomanes (Melissa Gilbert), Nair Amorim / Flavia Saddy (Melissa Sue Anderson), Isaac Bardavid / Julio Chaves (Victor French), Miriam Ficher / Adriana Torres (Allison Arngrim), Alan Lima / José Santana (Kevin Hagen), Waldyr Sant’ana (Richard Bull). Dublado nos estúdios da Herbert Richers.

Deixe um comentário