DIA DO DUBLADOR | VALORIZEMOS A DUBLAGEM VIVA

Por Adilson Carvalho

Já tive o prazer de conversar com vários desses maravilhosos profissionais da dublagem e cada um me deixou uma doce lembrança e uma amizade. para começar minhas queridas amigas Selma Lopes, a grande dama da dublagem, cuja voz fez parte da minha infância e adolescência, eterna Marge Simpson, e a fabulosa Evie Saide, a quem faço um agradecimento especial, dona de uma voz cativante com a qual fez a Barbie, Agente Carter, Margot Robbie (Arlequina) entre outros. Vamos falar de outros amigos que fiz nessa jornada como Alexandre Moreno, um mestre em seu ofício, voz indissociável de Adam Sandler e Ben Stiller, dono de uma gentileza sem igual; Leo Martins, músico e dublador, pessoa encantadora que dublou Austin Butler, intérprete de Elvis na mega bem sucedida biografia do cantor; meu querido Elcio Romar que me fez chorar em nosso encontro. Homem gentil e grande profissional me ensinou a importância de se fazer o que se ama, e nunca vou esquecer todos os personagens que Elcio interpretou como Michael Douglas, Woody Allen, Gary Oldman (Sirius Black), Snarf dos Thundercats. além de uma das séries que mais gosto chamada O Homem Que Veio do Céu e muito mais. Este ano tive o prazer de conversar com Nizo Neto, filho do saudoso Chico Anysio. Nizo, voz de Ferris Bueler no clássico Curtindo a Vida Adoidado e Daniel Larusso na série Cobra Kai, me impressionou muito pois apesar da distância física durante nosso bate papo, foi de notável boa vontade e grande delicadeza para me atender.

Muito amável em sua disposição de compartilhar sua experiência. Juraciara Diácovo, o que dizer dessa minha grande amiga nota 20, uma voz inesquecível, atriz e pessoa de extraordinária dignidade e talento, atravessando décadas como Daphne (Scooby Doo), séries como Arquivos X, Casal 20, Star Trek, além de ter dublado atrizes como Diane Keaton, Jane Fonda e Natalie Wood. Juraciara é parte de nossos corações. Meu mais recente convidado é o igualmente brilhante Sérgio Stern cuja energia cativante e contagiante nos fará sempre lembrar do Mike Warzowski de Monstros S.A, entre tantos outros bonecos, com os quais ele nos premiou com seu talento vocal. E como não deixar de mencionar a maravilhosa Miriam Ficher, voz de Drew Barrymoore, Wynona Ryder, Rebecca Fergunson e tantas outras.

Os dubladores são profissionais que dão vida a personagens de filmes, séries e animações, e são merecedores de todo nosso respeito e admiração. Nem sempre são reconhecidos a não ser quando soltam sua voz em público e merecem TODO nosso carinho e reconhecimento. Com o crescimento no número de produções dubladas para cinema, TV, streaming e outras mídias, eles encantam cada vez mais o público. O Brasil é considerado o país com a melhor dublagem do mundo. Já tivemos casas de dublagem que entraram para a história como a Herbert Ritchers, a AIC São Paulo entre outras. E temos excelentes casas de dublagem como a Delarte, a Som de Vera Cruz, Audiocorp, Dublavídeo, Rio Sound, BKS e muito mais. Não há como não lembrar a voz de saudosos mestres desta arte como Orlando Drummond dizendo “Scooby doooooo” ou como Alf e seu bordão “Tá limpo, Willy”; Borges de Barros que chegou a conhecer Jonathan Harris, seu boneco na clássica “Perdidos no Espaço“; Waldyr Santana que fez Homer Simpson; Isaac Bardavid, a voz de Wolverine ; Mário Monjardim, que fez o Salsicha, Roberto Macedo, que nos deixou essa semana e fez a voz do mordomo Jeffrey de Um Maluco no Pedaço e do Tio Roy de Família Dinossauros, a saudosa Carmen Sheila que nos deixou recentemente e foi a voz de Cheetara dos Thundercats, e tantos outros. Que suas vozes sejam preservadas, homenageadas, aclamadas e valorizadas, pois são parte da cultura nacional e são eles quem torna a experiência de assistir filmes algo inesquecível. São atores e transmitem emoções que se conectem com as nossas, e portanto insubstituíveis em seu ofício, e que nenhuma AI poderá jamais se igualar. Temos vários desse heróis ainda atuantes que fazem um filme melhor, tornam a experiência cinematográfica mais pessoal. Temos Wendell Bezerra que é a voz de Bob Esponja; Márcio Seixas que é a voz de Batman nas animações da Warner; Guilherme Briggs que é a atual voz de Scooby Doo, e tantos outros como Manolo Rey, Silvia Salustri, Élida L’Astorina, Mauro Castro, Márcio Simões, Mário Jorge Andrade, Garcia Junior, Guilherme Briggs, Felipe Drummond, Ricardo Juarez, Duda Ribeiro, Aline Guioli, Rita Ávila, Bruna Laynes…. A lista é enorme, me perdoem os que eu não mencionei e que todos considerem-se homenageados. Nos encontramos em outras entrevistas e bate papos. Parabéns e brilhem sempre !!! O CCP apoia e divulga a dublagem brasileira. Lembrem-se que nenhuma Inteligência Artificial poderá substituir todos os talentos da melhor dublagem do mundo …. A Nossa !!!!!!

Um comentário

Deixe um comentário