ESPECIAL | “PALADINO DO OESTE” ESTÁ DE VOLTA EM LIVRO SOBRE A SÉRIE DE TV.

Por Paulo Telles

Ele é um cowboy educado, asseado, inteligente e muito culto. Difícil de acreditar tendo em vista os costumes rústicos do Velho Oeste, mas é desta forma que a série de televisão Paladino do Oeste (Have Gun – Will Travel) retrata seu protagonista. Levada ao ar originalmente nos Estados Unidos entre os anos de 1957 a 1963, ainda do tempo em que a TV era à lenha, chegou ao Brasil em 6 de setembro de 1960, sendo transmitida no Rio de Janeiro pela finada TV Rio, Canal 13, integrando a faixa nobre das 21h30 pela Sessão Ford na TV. No ano seguinte, a série foi para São Paulo, pela TV Record, com dublagem da Ibrasom (dublagem hoje perdida!), então empresa muito conceituada no ramo. Esta versão foi ao ar até 1965, quando a série já era exibida pela extinta TV Excelsior de São Paulo.

Richard Boone era o astro da série televisiva PALADINO DO OESTE, que foi ao ar entre 1957 a 1963 nos Estados Unidos,

Ronaldo Baptista (1933-2012) foi o primeiro dublador do personagem pela Ibrasom (Baptista é o mesmo que emprestou sua voz a Richard Basehart em Viagem Ao Fundo do Mar, pela AIC São Paulo). Chegando o início dos anos de 1970, a dublagem de Paladino do Oeste chegou aos estúdios da Cine-Castro, a partir da sua terceira temporada, sendo daí exibida pela TV Tupi, Canal 6, no Rio de Janeiro, servindo na galeria de atrações do saudoso Wilson Viana (1928-2003) em seu Clube do Capitão Aza, sempre no horário das 15 horas, entre os anos de 1972 a 1973. O personagem foi dublado por Amauri Costa (1929-1995) pela Cine -Castro.  Em 1974, a série imigrou para São Paulo pela TV Gazeta, ficando no ar até 1976.  Somente voltou ao ar doze anos depois, em 1988, com a breve reabertura da TV Rio no Rio de Janeiro, até 1990 quando a emissora definitivamente saiu do ar, indo para a TV Gazeta de São Paulo, sendo rexibida  entre 1991 e 1992. Desde então, nunca mais foi reprisada, nem por canais abertos, nem por canais por assinatura.

Divulgação da série em sua estreia no Brasil pelos jornais cariocas, em 1960. PALADINO DO OESTE estreou no Rio de Janeiro, no Canal 13 – TV RIO.

A série foi um marco na TV mundial. Estrelada por Richard Boone (1917-1981), notório astro de cinema geralmente conhecido por interpretar vilões, Paladino do Oeste tinha como cenário principal um hotel de San Francisco, Califórnia. Era um pistoleiro de aluguel que acompanhava a leitura dos jornais do dia, tinha um criado chinês e, de quebra, gostava de distribuir seu cartão de visitas com os dizeres: Tenho arma, posso viajar

Richard Boone, notorio ator de cinema, foi o herói na pele do PALADINO DO OESTE pela TV norte-americana. Um livro sobre a série de TV agora a disposição.

O fato é que a série revelou ou consagrou roteiristas (como Rod Serling e Gene Roddenberry), diretores (Andrew V. MacLaglen  e Lewis Millestone), atores e atrizes (Charles Bronson, James Coburn, Peter Falk, George Kennedy, Geraldine Brooks, Valerie French) que vieram a participar de mais de 200 episódios produzidos em preto & branco.

PALADINO também emplacou no mundo dos quadrinhos. No Brasil, foram publicados pela extinta EBAL, Editora Brasil América

Paladino do Oeste formou várias gerações de fãs, a exemplo de *Paulo Telles e Saulo Adami que foram muito além da pesquisa em torno dos bastidores desta icônica produção, pois tudo é contado através do livro Paladino do Oeste, de fã para fã (Editora Estronho, Curitiba 2018). Foi reconstruída a trajetória do personagem (antes da escolha de Richard Boone para o papel, Randolph Scott era a primeira opção dos produtores), pesquisaram suas aventuras em versões radiofônicas, livros e até mesmo histórias em quadrinhos (no Brasil, foram publicados pela EBALEditora Brasil-América), além de uma rápida incursão sobre a trajetória dos filmes de Western ao longo de cem anos de cinema.

PALADINO DO OESTE – DE FÃ PARA FÃ livro de Paulo Telles e Saulo Adami. Editora Estronho

Para aquisição do livro Paladino do Oeste, de Fã para Fã – Editora Estronho, Curitiba 2018 – autores Paulo Telles & Saulo Adami, basta entrar em contato pelo e-mail abaixo, ao valor de R$40,00 incluindo o valor de correios e código de rastreamento no momento do envio.

paulotellesescritor@gmail.com

Paladino do Oeste! Um marco da televisão mundial. Tudo sobre a série de TV agora em um livro. Para aquisição, basta enviar um e-mail para  paulotellesescritor@gmail.com ou pelo whatsapp (21 988056817, favor, aja com objetividade! o número não atende chamadas.). O valor é R$40,00, com frete incluso (depósito ou PIX), seguido de código para rastreamento postal após o envio.

Assista a um episódio completo de PALADINO DO OESTE no canal TV CLÁSSICOS, via Youtube

*Paulo Telles é crítico de cinema, escritor e radialista (DRT 21959-RJ) além de colunista e redator do blog Cine Retro Boavista.

https://cineretroboavista.blogspot.com/

Apoio TV CLÁSSICOS

https://www.xn--tvclssicos-v4a.com/

Deixe um comentário