ISTO  É FATO… NÃO FITA! ELA DEU BANHO NOS BRINCALHÕES!

Por Paulo Telles

E vamos para mais um caso real em Isto é Fato…Não Fita!

Lembrada por inúmeros filmes clássicos que estrelou e por ser uma das amadas esposas do astro Clark Gable (1901-1960), a belíssima Carole Lombard (1908-1942) era considerada não apenas uma atriz versátil, mas nos bastidores era tida como uma mulher avançada e incrivelmente intrépida e inteligente. Mas quando ela iniciou sua carreira nas telas, ainda na época do cinema mudo, Carole era inexperiente e ingênua até certo ponto. Em 1925, Lombard estrelou com o lendário astro cowboy Buck Jones (1891-1942) dois filmes, sendo Coração & Esporas (Heart and Spurs, 1925), dirigido pelo excelente W.S.Van Dyke (1889-1943) o mais lembrado.

Poster de Coração & Esporas, 1925.

Durante as filmagens, a jovem Carole foi informada que o cineasta Van Dyke não tolerava atrasos nas filmagens e que não tinha a menor paciência com atores que não chegavam pontualmente no horário.  Ao saber disso, no dia seguinte, a atriz chegou bem cedo no set de filmagem antes dos demais do cast. Van Dyke já estava a postos. O tempo foi passando. Chegou um, chegou outro, e tudo estava pronto para o reinicio das filmagens. Contudo, ficou faltando apenas um, o próprio astro da fita, Buck Jones. E este chegou atrasado, e ainda, com enorme sorriso no rosto.

Carole Lombard e Buck Jones em uma cena de Coração & Esporas.

Van Dyke foi ao encontro de Jones no set, e a temerosa e aflita Carole ficou a observar os dois contendores totalmente apavorada. Houve bate-boca entre o diretor e o ator e, eis que, de repente, Van Dyke puxou um revólver e disparou em Buck Jones. Carole ficou horrorizada com a cena e viu sangue saindo do ferimento no peito do ator. Foi aí que pediram para ela pegar agua em um riacho próximo do set. Quando ela retornou, encontrou Van Dyke e Jones, rindo histericamente! Atônita e com toda razão, a senhorita Lombard esvaziou o balde, jogando água nos dois brincalhões. Tudo não passou de um trote combinado entre o ator e o diretor para pegar a então ingênua e iniciante atriz, que ainda tinha o nome artístico de Carol Lombard, e que desse acontecimento, nunca mais se deixou ludibriar. Grande garota!!!

Um caso em nossos registros, afinal Isto é Fato…Não Fita!

Paulo Telles é crítico de cinema, escritor e radialista (DRT 21959-RJ) além de colunista e redator do blog Cine Retro Boavista.

https://cineretroboavista.blogspot.com/

“Isto é Fato… Não Fita! “ Era um quadro do extinto programa Cine Vintage, pela Web Rádio Vintage.

Deixe um comentário