CLASSICO REVISITADO |  HARRY POTTER & O PRISIONEIRO DE ASKABAN

Por Adilson Carvalho

A magia está nas telas de novo com a volta de Harry Potter & O Prisioneiro de Askaban, terceiro filme da saga, retornando aos cinemas em comemoração dos 10 anos de seu lançamento original. É o início do terceiro ano na escola de bruxaria Hogwarts. Harry (Daniel Radcliffe), Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) têm muito o que aprender. Mas uma ameaça ronda a escola e ela se chama Sirius Black (Gary Oldman). Após doze anos encarcerado na prisão de Azkaban, ele consegue escapar e volta para vingar seu mestre, Lord Voldemort. Para piorar, os Dementores, guardas supostamente enviados para proteger Hogwarts e seguir os passos de Black, parecem ser ameaças ainda mais perigosas.

O filme trouxe várias mudanças em relação aos dois anteriores. Chris Columbus deixou a cadeira de diretor, pois não queria se comprometer com as longas filmagens dos demais livros. Assim, o diretor Alfonso Cuarón (Gravidade) assumiu, mas ele nunca havia lido os romances de Harry Potter, nem visto os dois primeiros filmes. Foi Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno) quem o convenceu, dizendo: “Não seja estúpido; leia-os imediatamente”. O diretor Alfonso Cuarón fez algumas mudanças, teve a ideia de fazer com que Harry, Ron e Hermione usassem roupas do cotidiano com mais frequência do que seus uniformes de Hogwarts para mostrar mais a personalidade dos personagens. Ele também deu permissão ao restante dos alunos de Hogwarts para usarem seus uniformes da maneira que quisessem, a fim de dar um maior senso de realismo à escola de bruxos. Por isso, alguns alunos usam os uniformes bem arrumados, enquanto outros têm as camisas e gravatas penduradas. J.K. Rowling permitiu que Alfonso Cuarón fizesse pequenas alterações no livro, com a condição de que ele se mantivesse fiel ao espírito do livro. Ela permitiu que ele colocasse um relógio de sol no terreno de Hogwarts, mas rejeitou um cemitério, pois isso teria um papel importante no sexto livro, ainda não lançado. Outra mudança se deu no papel de Dumbledore já que Richard Harris faleceu pouco antes. Sir Ian McKellen foi convidado mas recusou. Depois de ter atuado como Gandalf em O Senhor dos Anéis, ele disse: “Já tive problemas suficientes para viver de acordo com uma lenda. Seria esperar demais por duas”. Ele também afirmou que teria sido inadequado assumir o papel de Richard Harris, pois o falecido ator havia chamado McKellen de ator “terrível”. O papel acabou ficando com Michael Gambon.

David Thewlis foi a primeira escolha de Alfonso Cuarón para o papel do Professor Lupin. Ele aceitou o papel por conselho de Ian Hart, que havia sido escalado como Professor Quirrell em Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) e lhe disse que o Professor Lupin era “a melhor parte do livro”. Mais tarde, o produtor Chris Columbus revelou que Robin Williams também havia demonstrado interesse no papel. Columbus já teve que desapontá-lo quando ele fez campanha para interpretar Rubeus Hagrid no primeiro filme, porque isso teria violado a exigência da autora J.K. Rowling de um elenco estritamente britânico/irlandês; Williams esperava, contra toda esperança, que a proibição de atores americanos tivesse sido suspensa. Gary Oldman , que comparou o personagem de Sirius a John Lennon, declarou na época que o papel era parecido com um diálogo shakespeariano. Mesmo após as filmagens, o ator ficou amigo de Daniel Radcliffe. O desenrolar da história é de fato um dos melhores de todos os filmes, com idas e vindas no tempo e o mistério em torno de Sirius Black sendo o fio condutor de um momento crucial na história e que levaria a desdobramentos nos capítulos seguintes. O filme faz um divisor de aguas no tom do filme, agora mais sombrio à medida que a ameaça de Voldemort se torna mais palpável. Um filme movimentado e envolvente, que deixa visível a mão de seu talentoso diretor.

Dublado nos estúdios Delarte: Daniel Radcliff (Caio Cesar), Rupert Grint (Charles Emmanuel), Emma Watson (Luisa Palomanes) , Alan Rickman (Allan Lima), Gary Oldman (Elcio Romar), Michael Gambon (Lauro Fabiano), Maggie Smith (Lina Rossana), David Thewlis (Hamilton Ricardo), Robbie Coltrane (José Santa Cruz), Tom Felton (João Capelli). A saga Harry Potter está disponível no MAX, integralmente.

Deixe um comentário