CINEMA COM MÚSICA |  MADONNA DIVA DA MUSICA E DAS TELAS

Por Adilson Carvalho

A chegada da cantora Madonna ao Rio de Janeiro para o show em Copacabana trouxe de volta ao país um ícone. Madonna foi um dos grandes nomes da segunda metade dos ano 80, monopolizou a atenção da mídia na década seguinte com seu jeito provocativo, sensual, que cativou o público jovem, as meninas queriam ser Madonna e os meninos sonhavam em beijar a material girl. O disco Like a Virgin, lançado em 1985, foi um estouro de vendas e , claro não demoraria para que Hollywood voltasse os olhos para a cantora, então na casa dos 20 anos.  Já em 1985 Madonna dividiu a cena com Rosanna Arquette na comédia Procura se Susan Desesperadamente (Desperately Seeking Susan), um filme de história rasa mas que serviu para testar o poder de bilheteria da então musa adolescente. A historia  envolve a interação entre duas mulheres – uma dona de casa entediada (Arquette)  e uma que só quer diversão (Madonna)  – ligadas por vários anúncios na coluna pessoal de um jornal. O filme chegou a render o BAFTA de melhor atriz coadjuvante para Rosanna Arquette e fez o mundo dançar ao som de Into The Groove. No ano seguinte Madonna tentou já emplacar uma atuação séria em Surpresa de Shangai (Shangai Surprise), produzido pelo ex Beatle George Harrison e dirigido por Jim Goddard. No filme, a musa divide a cena com seu então marido, o ator Sean Penn, mas apesar do esforço conjunto de tantos talentos reunidos, o filme foi um fracasso. Madonna voltou às comédias em 1987 com Quem é Essa Garota? (Who is that Girl?), uma retomada do estilo demolidor da comédia visto em clássicos como Levada da Breca (1939). O sucesso voltou a sorrir para a estrela, que fechou a década de 80 com o título definitivo de Rainha do Pop.

A década de 90 trouxe três triunfos para Madonna no cinema. Em Dick Tracy (1990) teve papel de destaque como a sensual Breathless Mahoney aparecendo ao lado de Al Pacino e WarreN Beatty. O papel rendeu à Madonna o Oscar de melhor canção por Sooner or Later  e um comentadissimo namoro com o astro Warren Beatty, que ainda faz uma rápida aparicão no documentário Na Câmara Com Madonna (1991). No ano seguinte foi contratada pela diretora Penny Marshall para o filme Uma Equipe Muito Especial (A League of Their Own). Nos bastidores houveram farpas entre Madonna e Débra Winger, que não quis contracenar com a cantora e atriz, sendo substituída por Geena Davis. O sucesso do filme ainda emplacou o hit This Used to be My Playground. Madonna tentou inutilmente conseguir o papel de Frida Kahlo, mas conseguiu fazer Evita (1996), mostrando seus dotes dramáticos enfim sob a batuta de Alan Parker. Ainda houve no período Corpo em Evidência (1993), suspense erótico que foi mal com público e crítica, dando a Madonna o Framboesa de Ouro de pior atriz. No final da década a cantora estourou nas rádios com a canção Beautiful Stranger , da trilha sonora de Austin Powers : O Agente Bond Cama (1999).

A década de 2000 começou mal para a sua carreira cinematográfica com o fracasso da comédia dramática Sobrou pra você (The Next Best Thing). A cantora , no entanto, se fez ouvir na trilha sonora com a regravação da icônica canção American Pie, de Don McLean. Seu casamento com o cineasta britânico Guy Ritchie não gerou frutos artísticos já que o filme Destino Insólito (Swept Away) de 2002, dirigido por Ritchie e estrelado por ela naufragou nas bilheterias. Melhor sorte teve a estrela aparecendo por poucos minutos em uma cena de 007 Um Novo Dia para Morrer (Die Another Day) de 2003, em que Madonna também canta a canção tema. Também experimentou a função de diretora em duas produções: Sujos e Sabios (2008) e W.E O Romance do Seculo (2011). Embora afastada de um grande filme nos últimos 20 anos Madonna mantém sua aura de pop star e a certeza de que suas contribuições ao cinema foram relevantes apesar dos troncos e barrancos. Afinal, isto é ser uma estrela, se reinventar apesar dos deslizes, e cair de pé pois o estrelato ninguém lhe tira.

Deixe um comentário