STAR TREK – Uma Jornada de conhecimento e emoção

Por Carlos Venâncio

Ao ouvir a expressão “…audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”, muito provavelmente, boa parte dos ouvintes não será afetada, porque para estes, é somente o pedaço de uma frase. Entretanto, um bom observador irá notar alguns indivíduos com sorrisos de canto de boca. Leves sorrisos que indicam que, para um grupo de pessoas, representa bem mais.

Tripulação da Série Original de 1966 a 1969

Para um fã de Star Trek – Jornada nas Estrelas, essa pequena fração de texto faz parte da história. É a introdução da séria clássica e tem o poder de abrir uma “fenda espacial” (um portal) com o poder de transportá-lo para um ponto no espaço-tempo onde ficção científica e realidade se confundem, isto temperado com doses de filosofia, ciência e sociologia.

Star Trek é um conjunto de diversas séries e diversos filmes ambientados no futuro, frequentemente, no mesmo universo, na grande maioria das vezes, em épocas diferentes. A primeira série, apelidada de “série original” estreou em 1966. Estamos em 2024 e o sonho continua vivo.

Por que esta idolatria por Star Trek? Por que tantos trekkers (nome dado aos fãs de Star Trek)? Porque tudo isso é bom demais. Em 1966, em plena guerra fria, a tripulação da principal nave da série, a Enterprise, apresentava uma tripulação globalizada: tinha americano, japonês, africano, russo, extraterrestre, entre outros. E tem muito mais neste universo:

– o primeiro beijo inter-racial da TV,

– crítica ao racismo,

– crítica à homofobia,

– um comandante negro,

– uma comandante mulher,

– alertas contra a xenofobia,

– um androide de alma humana e muito mais.

Protagonismo feminino em Star Trek

Bem, não dá para enumerar tudo em um único texto, me desculpem. Se consegui aguçar sua curiosidade, saiba que um iniciante neste universo precisa de orientação para compreender a relação entre o ano da produção das séries e a cronologia dos eventos. Isto ajuda a degustar melhor tudo o que acontece. Entretanto, se o novo fã não quiser assistir na ordem em que as séries estrearam na TV, sugiro que aprecie os 6 primeiros filmes produzidos para o cinema – são estrelados pela equipe da série original. Ambiente-se, de entrada com o Capitão Kirk, o Senhor Spock, o Doutor McCoy e a Tenente Uhura. Depois disso, um novo trekker surgirá ávido para conhecer mais deste universo. Para iniciar a viagem, vamos à introdução que emociona os fãs, mesmo depois de 58 anos: “ essas são as viagens da nave estelar Enterprise em sua missão de cinco anos para a exploração de novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. ”

Desejo a todos, uma vida longa e próspera!

By Venâncio.

APRESENTAÇÃO DO AUTOR

Carlos Venâncio é formado em Química. É Professor de Química no Ensino Médio e Mediador a Distância do CEDERJ. Ama a cultura Trekker  e também é  muito fã do universo dos super-heróis. Não falem mal de Star Trek nem do Batman perto dele. Isto pode provocar uma perigosa reação em cadeia.

Deixe um comentário