ISTO É FATO…NÃO FITA! RODDY McDOWALL E O FBI

Por Paulo Telles

E Vamos para mais um caso em Isto é Fato… Não Fita!

Relembrando o ator Roddy McDowall (1928-1998), versátil profissional tanto no cinema quanto na televisão. Sua carreira vinha notabilizando-se desde a infância, quando atuou ao lado de Maureen O’ Hara (1921-2015) no clássico Como Era Verde Meu Vale de John Ford, realizado em 1941, e também em A Força do Coração, em 1943  ao lado de outra futura estrela, Elizabeth Taylor (1932-2011), então com 11 anos, a primeira aventura da cadela Lassie no cinema. Mas sua notoriedade atingiu o ápice do sucesso ao protagonizar o macaco Cornélius no clássico O Planeta dos Macacos de 1968, proporcionando ao ator participar em mais três longas da antiga franquia e em uma série de TV Live Action em 1974.

Entretanto, o que poucos sabem é que Roddy McDowall também gostava de colecionar tudo que se relacionasse ao cinema, inclusive filmes, montando um acervo de mais de 500 títulos em sua coleção particular. Entretanto, este hobby veio a trazer-lhe problemas e mágoa quando em 1974, sua casa foi invadida pelo FBI e sua coleção confiscada sob a alegação de pirataria.

Juntamente com os atores Gene Hackman e Rock Hudson, que também eram colecionadores e foram acusados do mesmo crime, Roddy teve que se apresentar diante do júri para dar explicações, mas felizmente foi inocentado.  Mas o ator veio a fazer esta declaração: Os estúdios preferem queimar os filmes a permitir que encantem as futuras gerações. Se não fosse pelos colecionadores, a maior parte destas obras de arte sumiriam. Roddy Mcdowall morreu no dia 3 de outubro de 1998.

Este é um caso em nossos registros, afinal, Isto é fato…não fita!

“Isto é Fato… Não Fita! “ Era um quadro do extinto programa Cine Vintage, pela Web Rádio Vintage.

Paulo Telles é crítico de cinema, escritor e radialista (DRT 21959-RJ) além de colunista e redator do blog Cine Retro Boavista.

https://cineretroboavista.blogspot.com/

Deixe um comentário